Instituição

• Missão, Visão e Valores
  • Orgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

A Associação Paços 2000, foi constituída a 3 de Abril de 2014 e reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social a 21 de Julho de 2014, para ser a sucessora da Associação Para a Promoção das Classes Sociais Menos Favorecidas - Paços 2000 (APCS Paços 2000), esta, constituída em 17 de Agosto de 1992.

Desta forma, a sua história que parece muito recente, incorpora e resulta de todo o passado da APCS Paços 2000, instituição esta, que apesar de não ter fins lucrativos, ter propósito de prosseguir fins de solidariedade social e ter sido constituída para desenvolver no concelho um Projeto de Luta Contra a Pobreza, não reunia as condições para adquirir o estatuto de IPSS, em consequência da participação de entidades públicas, como a própria Segurança Social, na escritura da sua constituição.

Atualmente, quase todos os Serviços Protocolados e Respostas Sociais com Acordo de Cooperação com a Segurança Social, criados pela APCS Paços 2000, nas áreas da Infância, Juventude, Terceira Idade, Comunidade e Família, foram já transferidos para a nova - Associação Paços 2000, o que confere maior segurança no futuro, através da manutenção dos respetivos Acordos de Cooperação e de maiores benefícios de ordem fiscal, fundamentais para a sua subsistência.

Tendo mudado apenas a parte formal, mantem-se firme a mesma missão social, de responder às necessidades da população, particularmente a mais vulnerável, através de respostas sociais e projetos de intervenção, que contribuam também para o desenvolvimento social e económico do Concelho de Paços de Ferreira.

Missão

A Associação Paços 2000 é uma IPSS, que, através de diversas respostas sociais e de projetos de intervenção, de forma inovadora e humana, privilegiando o trabalho em parceria, procura responder às necessidades da população, particularmente a mais carenciada, contribuindo para o desenvolvimento social e económico do concelho de Paços de Ferreira.

Visão

A Associação Paços 2000 ambiciona ser uma organização de referência que, pela sua intervenção, facilitadora do acesso de todos aos direitos fundamentais e sua consequente autonomia e liberdade, possa contribuir para a erradicação da pobreza e da exclusão social.

Valores

Responsabilidade – apoiar a população de forma solidária respeitando a singularidade e os direitos de cada pessoa e garantindo a satisfação das suas necessidades e a sua co-responsabilização e autonomia.

Qualidade – Assumir diariamente, e de forma transversal, o compromisso da Qualidade na e pela prestação dos serviços à comunidade, atuando de forma transparente, profissional e inovadora, valorizando uma avaliação e melhoria contínua.

Cooperação – desenvolver relações de trabalho que proporcionem satisfação individual e coletiva no desempenho das funções de cada um, facilitando e privilegiando o estabelecimento de parcerias com outras organizações locais, nacionais e internacionais.

Órgãos sociais (triénio 2014 – 2016)

Assembleia Geral:

Maria de Lourdes Morgado Serafim Teixeira Bastos – Presidente